COMO FUNCIONA A EJACULAÇÃO NORMAL E PRECOCE ? Saiba mais

17/10/2012 15:45

 

Contrariamente ao que muitos pensam, a ejaculação é um fenômeno que se inicia no cérebro e não no pênis. O homem não tem apenas uma ejaculação de esperma. No momento em que o homem contrai a próstata para ejacular esperma, outros fenômenos físicos acontecem, como a liberação de endorfinas dando sensação de prazer e plenitude, contração seguida de relaxamento de musculatura corporal. Enfim, junto com a ejaculação ocorrem todos os fenômenos físicos que, em conjunto, são chamados de orgasmo.

 

O orgasmo começa no cérebro e é por ele regulado. Atualmente, através de exames de imagem sofisticados, podemos mapear no cérebro as áreas responsáveis pelas diversas funções, inclusive o orgasmo. Veja na figura abaixo um exemplo de mapeamento por imagem de funções cerebrais:

 

 

A área do cérebro que coordena, o regula, o orgasmo, pode ser comparada a um capacitor elétrico, ou seja, uma área que acumula cargas elétricas até o máximo de sua capacidade, quando então descarrega-se, levando ao orgasmo. Obviamente que no cérebro este capacitor é virtual. Vamos aqui chamar esta área / capacitor de "Centro Regulador do Orgasmo".

 

 





O Centro Regulador do Orgasmo, funcionando como um capacitor elétrico, passa a acumular cargas elétricas provenientes dos estímulos de pensamentos e situações eróticas que precedem o ato sexual. O capacitor vai assim carregando-se.

 

 

No decorrer do ato sexual, o "capacitor cerebral" atinge sua carga máxima e então dá-se a descarga, ou melhor, o orgasmo!

 

 

Deve ter em mente que nem todos os homens têm o seu "capacitor elétrico de orgasmo" do mesmo tamanho. Cada homem tem sua característica individual com um tamanho de capacitor diferente, portanto, com uma capacidade de armazenamento de "cargas elétricas eróticas"diferente. A cada tamanho de capacitor corresponde uma capacidade específica de segurar a ejaculação. 

 

 

A Ejaculação Precoce ocorre quando, ou melhor falando, "orgasmo precoce",  ocorre quando o homem possui um capacitor de pequeno tamanho, portanto, suportando pouco armazenamento de cargas elétricas eróticas.

 

Pode também a Ejaculação Precoce acontecer em uma certa fase da vida ou em situações específicas apenas. Nestes casos, a ejaculação precoce estará associada a mecanismos ansiosos do organismo e do cérebro. Sabe-se que o cérebro tem seu "centro Regulador de Ansiedade"em intima relação com o centro do orgasmo. O excesso de ansiedade no ato sexual faz com que o centro da ansiedade também ajude a carregar mais rápido o centro do orgasmo, levando-o a atingir sua carga máxima mais precocemente, levando a uma ejaculação / orgasmo em menor espaço de tempo.